sexta-feira, 18 de abril de 2014

Um plano de ação para a luta a favor da Acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência(s)


O ser humano é sensível a notícias e campanhas, mas carece de visão objetiva na maioria dos casos, pois tem dentro de si instintos e vontades conscientes ou não.
A preocupação com a inclusão e viabilização da dignidade das pessoas fragilizadas por qualquer razão é uma qualificação ética que podemos e devemos desenvolver e educar; com certeza está dentro dos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, assim como nos ensinamentos dos grandes e bons profetas, que sempre colocaram o amor ao próximo como condição essencial à fé e ao respeito a vontades divinas.
A base de nosso planejamento deve, pois, ter como missão a universalização da inclusão com qualidade, segurança e respeito ao ser humano.
Tratando de “Planejamento Estratégico”, não sendo uma empresa ou organização com recursos e autoridade necessária e suficiente para determinar ações, podemos criar um plano de ações voluntárias e de proposições a quem de direito e poder.
Acreditamos que o essencial é educar, ou seja, nossa prioridade absoluta é ensinar, demonstrar, motivar nossas maiores autoridades, profissionais, políticos e empresários, qualquer cidadão ou cidadã do que significa ser PcD ou fragilizado de alguma forma e do potencial de todos para a vida normal se condições sociais e materiais forem criadas.
É extremamente importante lembrar que estamos numa época de aceleração de técnicas, soluções, padrões e legislação a favor dos idosos, PcD e de pessoas com doenças debilitantes.
Percebe-se, contudo, uma indiferença assustadora de nossas autoridades em condições de operacionalizar soluções, talvez sufocadas por outras prioridades e mídias. Em muitas cidades, apesar do cerco institucional de autoridades e instituições federais, sente-se um retrocesso ou resistência mais do que evidente, pois o discurso e decisões gerenciais priorizam outras diretrizes, relegando a acessibilidade e a inclusão a um enésimo plano.
Precisamos, portanto, em fóruns, ONGs, empresas conscientes (vide Fundação ABRINQ (Fundação ABRINQ - Save the Children)) criar projetos de ações midiáticas e educacionais com urgência, acautelando-se de tudo o que servir de pretexto para postergações de ações essenciais e possíveis de imediato e dentro dos prazos de operacionalização de soluções existentes.
Do Governo Federal (Viver sem Limite) tivemos avanços extraordinários assim como no Tribunal de Contas da União (Caribé, 2014) e na Justiça Federal [ (Kukina M. S., 2014), (Kukina S. L., 2014)]. Tudo isso, entretanto, será pouco eficaz se lideranças locais não se apaixonarem e se mobilizarem para o respeito às leis e o aproveitamento de oportunidades de aprimoramento de cidades, escolas, clubes etc.
Tudo o que depende de decisões de governantes e legisladores depende de motivação midiática e pessoal (dos detentores de poder).
Em Curitiba, para exemplificar, temos muitos “Conselhos”, ONGs e Fóruns, assim como realizamos encontros e seminários. O que conseguimos com o que fizemos até agora?
Notamos na última mudança de governantes que os temas “Acessibilidade” e “Inclusão” não apareceram com destaque, por quê?
Procuramos formar outros padrões de grupos de ação, o mais recente é a “Comissão de Acessibilidade do Lions Clube de Curitiba Batel”, onde, felizmente, reunimos pessoas em condições de atuar de forma mais eficaz. No Instituto de Engenharia do Paraná agora encontramos ressonância nas propostas de acessibilidade e o CREA-PR há anos dá atenção especial à Acessibilidade.
A inclusão, contudo, depende muito mais da Educação e vontade e disposição do Ministério Público, Poder judiciário e pessoas com poder de decisão no Governo e fora dele, assim como da simpatia e disposição de mestres e secretários. Nesse processo outras questões mais delicadas precisam ser compreendidas, tais como os deveres daqueles que pretendem privilégios. No mercado de trabalho é fundamental que qualquer pessoa procure ser competitiva, buscando sempre a formação adequada e consideração de que a comunicação, entre outras questões, exige esforços e treinamento adequados de todos, de parte a parte.
Felizmente a tecnologia oferece soluções, com destaque para o EAD (Educação e Tecnologia Assistiva - Inovação e Dignidade ). Algumas universidades se aprimoram para atendimento à PcD, merecendo destaque com louvor o Grupo Uninter, onde o SIANEE (Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais) já pode apresentar uma história maravilhosa de sucesso.
Qualquer cidadão poderá identificar cursos de seu interesse a distância de diversas maneiras. É essencial que todos compreendam que a tendência é o refinamento dos postos de trabalho, cobrando dos postulantes mais e mais qualidades.
Preocupante, exasperante e inacreditável é a frieza de nossas autoridades com poder de corrigir as cidades. Nelas sentimos a exclusão de diversas maneiras e formas. Soluções existem, algumas bastando vontade de trabalhar e de viabilizar as cidades para a vida do pedestre, acima de tudo [ (Cascaes, Cidade do Pedestre), (Cascaes, Reurbanização Inclusiva)].
Diante do cenário hostil à acessibilidade e à inclusão os militantes da dignidade humana precisam agir com mais energia, se possível indo às ruas e locais de discussão para manifestações enérgicas e cobranças severas.

Cascaes
18.4.2014

Caribé, S. R. (28 de 3 de 2014). O Papel do Controle Externo na Promoção da Acessibilidade, MP de Contas junto ao TCU, Sérgio Ricardo Costa Caribé, 3º Seminário Internacional de Acessibilidade, CREA PR, Curitiba, . Fonte: Direitos das Pessoas com Deficiência: http://direitodaspessoasdeficientes.blogspot.com.br/2014/03/blog-post.html
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Educação e Tecnologia Assistiva - Inovação e Dignidade : http://ta-inovacao-dignidade-autonomia.blogspot.com.br/
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Cidade do Pedestre: http://cidadedopedestre.blogspot.com.br/
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Reurbanização Inclusiva: http://reurbanizacao-inclusiva.blogspot.com.br/
Fundação ABRINQ - Save the Children. (s.d.). Fonte: Fundação ABRINQ: http://www.fundabrinq.org.br/
Kukina, M. S. (28 de 3 de 2014). Direitos prestacionais, Direitos Sociais Prestacionais, Ministro Sérgio Luiz Kukina, o STJ e os Direitos das PcD. Fonte: Direitos das Pessoas com Deficiência: http://direitodaspessoasdeficientes.blogspot.com.br/2014/03/direitos-prestacionais-direitos-sociais.html
Kukina, S. L. (28 de 3 de 2014). Direitos prestacionais, Direitos Sociais Prestacionais, Ministro Sérgio Luiz Kukina, o STJ e os Direitos das PcD, . Fonte: Direitos das Pessoas com Deficiência: http://direitodaspessoasdeficientes.blogspot.com.br/2014/03/direitos-prestacionais-direitos-sociais.html
Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais. (s.d.). Fonte: Grupo UNINTER: http://www.grupouninter.com.br/centrouniversitario/sianee.php
Viver sem Limite. (s.d.). Fonte: Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência: http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/arquivos/%5Bfield_generico_imagens-filefield-description%5D_0.pdf





Nenhum comentário:

Pessoas surdas e os desafios para a inclusão

TV BrasilGov 1,1 mi de inscritos INSCRITO Saiba Mais explica os desafios e preconceitos enfrentados pela pessoa surda. A diretora de Pol...